Nascido e desenvolvido na Inglaterra durante a segunda metade do século 19, teve sua origem a partir do jogo medieval de tênis, que costumava ser jogado tanto ao ar livre quanto em espaços fechados. O tênis de campo, praticado com uma bola mais macia - - borracha coberta de felpo – em terrenos gramados; o tênis de mesa, passatempo social do mesmo modo, jogado em salas comuns; e o badminton, no qual usa-se uma peteca no lugar de bola. Os três são esportes atléticos que exigem rapidez e destreza.
As primeiras lembranças registradas de Tênis de Mesa revelam um jogo rude iniciado por estudantes universitários com livros dispostos no lugar da rede, e por militares que o praticavam com equipamentos improvisados no país e no exterior. A primeira menção de um catálogo de produtos esportivos é de F.H. Ayres, 1884, Inglaterra.
As raquetes podiam ser de madeira, papelão ou tripa de animal, cobertas algumas vezes por cortiça, lixa, ou tecido; bolas de cortiça ou borracha, redes de diferentes alturas – algumas vezes constituídas de um simples fio. Mesas de diferentes tamanhos, partidas com contagens de 10 ou 100 pontos, saques com um “quique” inicial na metade da mesa do sacador, sistema atual, ou diretamente na outra metade de encontro a um espaço limitado ou não, porém com a obrigatoriedade de o sacador estar afastado da linha de fundo da mesa. Nunca figuravam quatro tipos diferentes de duplas. Em qualquer caso, o que era virtualmente o mesmo tipo de jogo, tinha muitos nomes
Implantação no Brasil: No Brasil, os iniciantes da prática do esporte eram turistas ingleses que, mais ou menos em 1905, começaram a implantá-lo no país.
Pode-se fixar o ano de 1912 como início das atividades organizadas do Tênis de Mesa no país, pois até então ele era praticado somente em casas particulares e em clubes. Naquele ano foi disputado o primeiro campeonato por equipes na cidade de São Paulo, sagrando-se vencedor o Vitória Ideal Clube.
APLICAÇÃO PEDAGÓGICA NO MEIO ESCOLAR
O tênis de mesa é um esporte que trabalha com todo o organismo, trazendo diversos benefícios para seus praticantes. Ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, do raciocínio rápido, do controle emocional e de muitos outros fatores.
Dentro dos principais objetivos da desta prática esportiva, destaco a saúde no seu significado de bem -estar físico, mental e social como objetivo chave no processo de ensino-aprendizagem do tênis de mesa nas escolas. Utilizamos o tênis de mesa no Projeto Ampliar como ferramenta para ajudar o aluno a desenvolver suas capacidades físicas (coordenação motora, força, resistência, velocidade, etc.) assim como todos os fatores interpessoais e intrapessoais que estão relaciona dos no processo do treinamento esportivo. Implantar o Tênis de Mesa como conteúdo nas aulas de Educação Física, ou como atividade no contra turno escolar ,implica em estabelecer uma nova possibilidade para que as crianças e adolescentes possam desenvolver sua corporeidade e outros aspectos inerentes ao objeto da educação. Outros benefícios importantes para os praticantes do tênis de mesa é a exigência de um comportamento disciplinar durante as aulas, onde destacamos a necessidade da concentração, o raciocínio (auto-correção), a perseverança, o domínio emocional, etc., durante as aulas.Por ser um esporte individual o aluno precisa conhecer a si mesmo, trabalhando os fatores intrapessoais como a auto-estima, motivação, etc., mas é praticado em um ambiente de equipe, trabalhando também fatores interpessoais, o respeito ao próximo, a sociabilização entre os alunos e com o próprio professor.
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