Futebol

O futebol é o esporte mais popular do mundo. Milhões de pessoas acompanham, seja nos estádios ou pela televisão, as partidas disputadas entre equipes do mundo todo.
Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não eram o futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de esporte desde os tempos antigos.
O futebol tornou-se tão popular graças a seu jeito simples de jogar. Basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que, em qualquer espaço, crianças e adultos possam se divertir com o futebol. Na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários cantos do mundo começam a praticar o futebol.

















Todo desporto tem suas particularidades, regras, situações e um conjunto de técnicas específicas. Elas são específicas porque mesmo em desportos similares, como no Futebol e Futsal, apresentam essencialmente uma aplicabilidade diferente.
Este é o caso, por exemplo, do passe: no Futebol, esta técnica é treinada de forma que a bola possa ser passada por longas distâncias ou muitas vezes pelo alto; no Futsal, o mesmo fundamento técnico deve ser executado de forma rápida e geralmente rasteiro em distâncias curtas ou médias. 

A este conjunto de técnicas podemos também dar o nome de Fundamentos Técnicos.

Em seu teor, fundamento significa base, alicerce, sustentáculo. Fica fácil entender, então, que se estamos ensinando um fundamento, estamos construindo uma “base” para um aproveitamento futuro ou imediato.
Esta base, se bem formada, através de uma boa apresentação e trabalho de um determinado fundamento, influenciará em futuros resultados onde se busque um desempenho de alto rendimento.

No Futsal e Futebol esses fundamentos são apresentados de formas diferentes por vários autores, identificando-se de seis até doze, embora alguns sejam elementos constitutivos de outros, como o lançamento, que é uma variação do passe. 

Apresentamos, a seguir, sem considerar a importância da ordem de ensino/aprendizagem, os fundamentos técnicos do Futebol que consideramos essenciais para sua prática  e mais a técnica individual do goleiro, que além de dominar os fundamentos dos jogadores de linha, necessita desenvolver alguns aspectos que discorremos como técnica específica do goleiro, peculiares à sua função (Gomes e Machado, 2001).
1 - Recepção e Domínio
2 - Controle de bola
3 - Condução e Orientação
4 - Passe
A) Quanto a distância
B) Quanto a trajetória
C) Quanto a execução
5 - Chute
A) Tipos de chute
B) Trajetória
6 - Cabeceio
7 - Drible
8 - Finta
9 - Marcar
10 - Desmarcar
11 - Técnicas específicas do goleiro












     Um conteúdo importante da introdução do esporte dentro da escola através do futebol, sendo assim trabalhados vários atributos e conceitos na construção de um cidadão de qualidade.



Diante deste artigo onde se trata do ensino do esporte em um contexto educacional nos auxiliara no processo de conhecimento que nós professores temos que da continuidade pois o conhecimento é sempre continuo.

artigo de Esporte na Escola


Um comentário: